Origem / Historial:
No séc. XIX, a junção de pistões de cilindro ou rotativos veio dotar os instrumentos de outras qualidades.
Os pistões são um mecanismo pelo qual o comprimento do tubo dum instrumento de metal é alterado, numa medida determinada, enquanto é tocado, acrescentando ao instrumento novas notas fundamentais e respectivos harmónicos, conseguindo-se uma escala cromática. Foi a empresa Griesling und Schlott que explorou a invenção dos pistões de cilindros, em 1814, levada a cabo por Heinrich Stoltzel, sendo este modelo o mais vulgar até 1850. Entre 1850 e 1890, vários desenvolvimentos deste mecanismo foram patenteados por diversos fabricantes.
O sistema de pistões rotativos accionados por discos apareceu nos EUA, inventado por Nathan Adams de Bostom, antes de 1825. Em 1835, Josef Riedl fabricou-os em Viena, seguindo-se Paine, de Rhode Island, ca. 1848 e J. Lathrop Allen, ca 1850, também nos EUA.
Além da já citada trompa de pistões rotativos destacam-se outros instrumentos detentores de pistões de cilindro ou rotativos como a trombeta de seis pistões de cilindro, de Adolphe Sax, construída em Paris, um cornetim de pistões de cilindro, de C. G. Conn, Co, Indiana, EUA (finais do séc. XIX), ou o trombone de pistões de cilindro de Lecomte, séc. XIX.
A junção de pistões de cilindro ou rotativos veio dotar os instrumentos de outras qualidades.