MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0002
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Viola da Gamba
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Inglaterra ?
Centro de Fabrico:
Inglaterra? Alemanha ?
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira: buxo, ébano Marfim
Dimensões (cm):
comprimento: 113,5;
Descrição:
Viola em madeira clara, com decoração ao gosto inglês. Corpo 'bojudo', com aberturas sonoras em ' C ', cercadura no tampo harmónico, através de dois grupos de filetes duplos e florão,entre as aberturas sonoras. Estandarte de seis cordas; braço com pestana e rebordo da escala em marfim, terminando com cravelhame de minucioso trabalho, rematado por cabeça feminina. Falta de duas cravelhas. Notação musical de Viola da Gamba 'Bass', em clave de Fá e sequência Sol - Dó- Fá - Lá - Ré - Sol.
Incorporação:
Outro - Desconhecido - Colecção Keil?
Origem / Historial:
Informação Geral - Segundo Gesica Ludmeia e Bruno Lopes: Instrumento estilo inglês mas, possivelmente, de construção alemã. Hipótese: Ou foi construído por um construtor alemão segundo o modelo inglês, ou foi transformado mais tarde. Cravelhal e braço da escola Talke, situada no Norte da Alemanha. O fundo, muito provavelmente, não é original. O tampo harmónico foi construído segundo técnica inglesa mas com curvatura, nitidamente alemã. O estilo da decoração é empregue, quer em Inglaterra, quer na Alemanha, no decorrer do século XIX. O cepo é posterior.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica