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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0020
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Viola de Amor
Autor:
Prosper Colas
Local de Execução:
Paris - França
Centro de Fabrico:
França
Datação:
XIX d.C. - 1894
Matéria:
madeira de ébano
Dimensões (cm):
altura: 3.3/6; largura: L= 19; L2=12.6; L3=23.5; comprimento: C= 76,5; Corpo 38; Cabeça e cravelhame 23;
Descrição:
Tampo com duplo filete. Aberturas sonoras em forma de chama. Tem sete cordas reais e 6 cordas simpáticas, embora destas só restem duas (em tripa). Cravelhame acabando em cabeça de mulher, de olhos vendados com um lenço. Estandarte preso a botão.
Incorporação:
Outro - -
Origem / Historial:
No século XVI, as violas distinguiam-se pela posição em que eram tocadas, as de gamba entre as pernas ou nos joelhos, consoante a dimensão do instrumento, as de braço (da braccio) encostadas à clavícula, à maneira do violino. Estas últimas são instrumentos da família dos violinos, com seis cordas e cravelhal encimado por cabeça esculpida. As violas de amor, assim chamadas possivelmente pela ideia de fusão das duas ordens de cordas, evocadas pelo fenómeno acústico da ressonância simpática, ou talvez pela doçura do seu timbre, são instrumentos híbridos conhecidos desde finais do séc. XVII, sobretudo no sudoeste alemão. Caracterizam-se pelas suas cordas de arame, chamadas cordas simpáticas, que atravessam o cavalete rentes ao tampo harmónico e vibram em sincronia com as cordas melódicas, de tripa. As aberturas sonoras são em forma de C ou de chamas e o braço e cravelhal terminam normalmente em forma de cabeça de cupido ou de anjo, como é o caso da que está exposta. Têm a forma de uma viola da gamba pequena e a sua posição de tocar é idêntica à do violino, apoiadas no ombro. Bach empregou a viola de amor como instrumento de acompanhamento em algumas árias.
 
     
     
   
     
     
     
 
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