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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0107
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Oboé
Título:
Oboé
Autor:
Griessling und Schlott
Local de Execução:
Berlim
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Madeira de pereira ou buxo?, prata
Dimensões (cm):
altura: 56;
Descrição:
Sete orifícios para os dedos (o 3º é duplo); nove chaves. Corpo de três peças de madeira de buxo, sem montagens. Chaves de prata, de tampas hexagonais, com eixos encastrados na madeira do corpo.
Incorporação:
Outro - Proveniente da Colecção Keil Nº de cat. - 116, nº inv. 15
Origem / Historial:
O oboé que hoje conhecemos, de tubo cónico em madeira de ébano, descende dos instrumentos que existiram há milhares de anos nas civilizações egípcia, israelita, grega e romana, normalmente usados como instrumentos de sinais. Introduz-se na Europa no século XII e passa a ser designado charamela. A partir do século XVII, a charamela soprano dá origem ao oboé. Pensa-se que os primeiros instrumentos foram construídos na oficina da família Hotteterre e tocados pela primeira vez por músicos da corte do Rei Sol. Durante o século XVIII, o oboé foi introduzido como instrumento de orquestra. A sua evolução principal no século XIX, como de resto a de todos os sopros, foi a introdução de várias chaves, variando de construtor para construtor. Dentre os oboés da colecção, é importante destacar o exemplar construído por Johann Heinrich Eichentopf, de Leipzig (segundo quartel do século XVIII). Os instrumentos de Eichentopf que subsistem incluem: dois oboés (um no Museu Instrumental de Leipzig e outro neste museu), flautas direitas, soprano e tenor e uma flauta transversal. Diz-se que Bach terá sugerido a Eichentopf a configuração do oboé tenor, de tubo curvo, terminando numa larga campânula em metal, sugestão que o construtor aceitou.
 
     
     
   
     
     
     
 
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