MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0022
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Violino de Hardanger
Autor:
Knut Poretredt, Felemacker
Local de Execução:
Noruega
Centro de Fabrico:
Noruega
Datação:
1912 d.C.
Matéria:
Ácer, abeto, madeira de árvore de fruta(pereira?), osso, faia?
Dimensões (cm):
altura: 3,7; largura: L=20,2; l2=16; l3=11; comprimento: 61,3; c. corpo 36.3, c. braço 37,8;
Descrição:
Hardangerfelen Em forma de violino encordoado com quatro cordas livres e quatro cordas simpaticas. Oito cravelhas. Costas e ilhargas em acer, tampo harmónico em abeto. Ponto e estandarte em madeira de arvore de fruta(pereira?), revestidos de osso e madeira pintada de preto. As oito cravelhas de abeto e manufactura tosca foram cobertas na parte exterior com tinta negra. O cavalete de faia? de corte não muito fino, suporta na parte interior, as quatro cordas livres( semelhante ao violino); as cordas simpáticas fixadas na parte inferior do estandarte, atravessam a abertura central do cavalete, continuam por debaixo do ponto até alcançarem o cravelhame. O cravelhame termina em cabeça que representa uma escultura simbólica norueguesa, em madeira. Não tem arco.
Incorporação:
Outro - -
Origem / Historial:
O violino de Hardanger é um " violino popular norueguês, de construção ligeira, mas com incrustações no ponto e que, além das quatro cordas comuns, tem outras tantas para vibrarem por simpatia" in BORBA, Tomás e LOPES GRAÇA, Fernando, Dicionário de Música, Vol. I-Z, Edições Cosmos, Lisboa, 1958: 687. O Hardangerfelen toca a parte melódica e acompanha as composições pertencentes à dança Halling, a mais característica dança da Noruega. A sua origem e o seu nome derivam do vale de Halling(Hallingdal) entre Oslo e Bergen. A música, é escrita, geralmente em ritmo de 2/4, numa tonalidade maior e tocada em andamento "allegretto" ou "allegro moderato". Existe um pequeno número de exemplos em ritmo ternário. Muitas das toadas mais populares do Halling, foram compostas por Maliser-Knud, célebre executante de Hardangerfelen que floresceu por volta de 1840.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica