MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0054
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Crwth
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
País de Gales
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Ferro, madeira?
Dimensões (cm):
altura: 0; largura: 567;
Descrição:
6 cordas de tripa Instrumento de corpo rectangular sobre o qual estão colados dois braços que formam arco com o travessão, do centro do qual parte um braço cuja rectaguarda está igualmente colada ao corpo e cuja frente se prolonga em ponto sobre o tampo harmónico. No meio do arco estão seis cravelhas de ferro, onde se prendem seis cordas de tripa - quatro correm ao longo do ponto e duas, os bordões, fora dele, à esquerda. Prendem-se em baixo a um estandarte obliquo que, por sua vez está preso a um botão de madeira. Aberturas sonoras circulares com cercadura lisa; cavalete com o pé direito apoiado no tampo e o esquerdo assente no fundo, por dentro da abertura sonora.
Incorporação:
Legado - Proveninente da Colecção Keil,cat. 22, inventário 119 ver campo multimédia
Origem / Historial:
A crota do País de Gales, de seis cordas friccionadas, durou até aos finais do sec. XVIII, princípios do XIX, tendo sobrevivido vários exemplares. Desde os secs. XI e XII, há representações de liras dedilhadas e friccionadas, de três a seis cordas. Na descrição feita por Alfredo Keil no inventário, o crout tem a palavra "falso" escrita à margem. O instrumento faz parte duma fotografia no frontispício da Breve Notícia dos Instrumentos Antigos e Modernos da Collecção Keil.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica