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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Música
Inventory number:
MNM 0613
Supercategory:
Arte
Category:
Instrumentos musicais
Name:
Corne Inglês
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Portugal
Date / Period:
XIX A.D
Material:
Madeira, pele, metal, osso
Measurments (cm):
length: 46;
Description:
Corne inglês de forma curva:Conservam-se unicamente a secção correspondente à campânula e à secção central. Madeira pintada de preto, estando a peça central forrada de pele. Duas chaves de metal branco e três orificios com moldura de osso. Argola de suspensão.Tem 2 montagens e 1 virola em osso. Campânula e virola partidas.
Incorporation:
Outro - -
Origin / History:
O instrumento conhecido actualmente como corne-inglês não é nem inglês, nem um corne. O corne-inglês ou cor anglais, como é designado em França desde que surgiu nos princípios do séc. XVIII é na realidade um oboé tenor, com um pavilhão em forma de pêra, que soa uma quinta abaixo do oboé. A explicação mais comum defende que o nome deriva de uma deturpação linguística da designação cor anglé, que significa corpo angulado e que serviria para designar a forma em que o corne-inglês era construído inicialmente, em cor anglais, que significa trompa inglesa. Alguns autores defendem que o nome deriva do som produzido pelo instrumento e que se assemelha ao de uma trompa tocada com surdina. Para além disso, J. S. Bach faz uso, nas suas cantatas, de 'um oboe da caccia', um oboé tenor tal como o corne-inglês, que linguisticamente está relacionado com caça tal como as trompas de caça que se designavam corno da caccia. Desde os finais do séc. XIX o corne-inglês assumiu uma forma recta sendo que para tal lhe foi aplicado um pequeno tudel metálico curvado por forma a permitir que o instrumento seja segurado numa posição mais cómoda. O corne inglês, com provável origem na Inglaterra do final do século XVII, é um instrumento com pavilhão em forma de bolbo. Os cornes ingleses dos séculos XVII e XVIII eram curvos, ao passo que os do século XIX possuíam, no início, uma forma angular e, mais tarde, eram direitos. Entre estes instrumentos, destaque para os exemplares únicos de Ernesto Frederico Haupt Júnior (Lisboa, meados do século XIX), Heinrich Grenser (Dresden, finais do século XVIII) e Jakob Friedrich Grundmann / Johann Friedrich Floth (Leipzig, final do século XVIII).
 
     
     
   
     
     
     
 
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