MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0059
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Melofone
Autor:
Paul Leclerc & A. Brown
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
França
Datação:
1848 d.C.
Matéria:
Pinho de Flandres, ácer, madeira, pau-santo, latão
Dimensões (cm):
altura: A=200; largura: L=333; comprimento: C=810;
Descrição:
Aerofone, com teclado e palhetas livres: Teclado de oitenta e quatro botões; âmbito de quatro oitavas e uma quarta, si-1 a mi4; alavanca de acoplamento de oitavas sob o braço Forma oitavada. Tem estojo superior amovível para resguradar o porta-vento, o someiro e o mecanismo das válvulas; braço curto terminando em voluta, comportando o mecanismo do teclado; tampos em pinho de Flandres, ilhargas e fundo amovível em ácer;decoração de filetes simples, duplos e triplos, cercaduras de embutido e molduras em madeira pintada e alça das alavancas em pau-santo; mecanismo das válvulas e palhetas em latão; o fole, que ocupa todo o interior do corpo, é accionado pela alavanca emergente do fundo das ilhargas; aberturas acústicas superiores em f, e laterais em meia-lua.
Incorporação:
Legado - Proveniente do Conservatório Nacional?
Origem / Historial:
O exemplar exposto pertenceu a Jean Louis Olivier Cossoul (1800-1863), francês que chegou a Lisboa, nos princípios do século XIX, professor de violoncelo e pai de Guilherme Cossoul. Apresentou-se com este instrumento na Academia Melpomenense, em Lisboa, a 2 de Novembro de 1848, tendo executado um "Tema e Variações" expressamente composto por Francisco António Norberto dos Santos Pinto(1815-1860). Houve solicitação para cedência desta peça para uma exposição intitulada "Documentos Musicais da Bibliografia Nacional", no dia 28 de Setembro de 1977, o qual foi cedido e devolvido ainda no mesmo ano. O melofone é um instrumento em forma de viola, com teclado e fole. Toca-se encostado à coxa direita, uma das mãos accionando a alavanca que introduz ar no instrumento, a outra trabalhando as teclas. Foi inventado em 1837 pelo relojoeiro parisiense Leclerc e patenteado por C. A. Pellerin e François Durbain em 1842.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica