MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0039
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Violoncelo
Autor:
Lockey Hill, Henry
Local de Execução:
Inglaterra
Centro de Fabrico:
Inglaterra
Datação:
XIX d.C. - 1800
Matéria:
Pinho de Flandres, ácer, ouro
Dimensões (cm):
altura: a=110; largura: l1=346;l2=235;l3=425; comprimento: C=1188;c=733;
Descrição:
Cordofone com cavalete e braço, friccionado com arco. Tampo de duas metades em pinho de Flandres. Ilhargas e costas de duas metades em ácer. Filete duplo. Cabeça em voluta original. Cravelhas com botões de ouro embutidos. Aberturas acústicas em f. Montagem moderna.
Incorporação:
Legado - Legado ao Conservatório Nacional por Guilhermina Suggia, como homenagem a seu pai, que aí estudou. No Boletim do Conservatório Nacional de 1950-1951 (Vol. II, n.º 1, p. 81) consta uma referência relativa à incorporação deste instrumento onde se pode ler: "OFERTAS / AO MUSEU INSTRUMENTAL / Pela violoncelista Ex.ma Sr.ª / D. Guilhermina Suggia / foi oferecido / Um violoncelo «Lockey Hill»"
Origem / Historial:
Não tendo data a etiqueta, põe-se a dúvida se o violoncelo foi construído por Lockey (1756-1810) ou por seu filho Henry LocKey (1774 - 1835), visto os dois assinarem as etiquetas com um L. Guilhermina Suggia (1885-1950) referia-se sempre ao violoncelo como "Lockey Hill", podendo então pensar-se que a construção é do pai, Lockey, e não do filho Henry Lockey.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica