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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0050
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Violino de Algibeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Italia?
Centro de Fabrico:
Italia
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Pinho de Flandres, ébano, marfim
Suporte:
O violino é um instrumento de quatro cordas friccionadas por arco. O corpo e a caixa de ressonância são construídos com madeiras de epícea ou ácer. Quase todos os violinos e violoncelos são feitos em ácer, excepto o tampo superior, que é feito com um tipo específico de pinho, chamado pinho da Flandres. Espruce ou epicea são os nomes mais correctos.
Técnica:
Artesanal
Dimensões (cm):
largura: l1=32;l2=51; comprimento: C=525;c=282;
Descrição:
Cordofone, com cavalete, com braço, friccionado com arco. Tampo inteiro em pinho de Flandres, bombeado, com filete duplo. Corpo de oito costilhas, em ébano, separadas por filetes de marfim. Braço terminando em voluta, com quatro cravelhas. Aberturas acústicas em ff.
Incorporação:
Compra - Proveniente da Colecção Keil (adquirido pelo Conservatório Nacional aos herdeiros de Carvalho Monteiro)
Origem / Historial:
Pequeno violino sem trastos, geralmente de quatro cordas, de grandes variedade de formas, tocado do séc. XVI ao XIX. Podem-se considerar dois tipos: 1º membro da família do rabel, corpo em forma de meia pêra ou forma de barco estreito com costas abauladas; 2º miniatura de viola de arco, violino ou viola dedilhada, de costas levemente arqueadas e braço comprido. Conforme a forma e tamanho do instrumento, têm alma e barra, normalmente afinado em quintas. Podem ser instrumentos rústicos ou da autoria de construtores como Tielke ou Stradivari. O seu nome é, durante os séculos XVI e XVII sinónimo de rabel. No séc. XVI, alguns instrumentos membros da família do rabel tornaram-se mais afilados. No fim do séc. XVI, este tipo era habitual, de forma de barco estreito, de costas abauladas, por vezes com a separação entre corpo e braço bem demarcada, mesmo feito de uma só peça. Era ricamente embutido de madrepérola, marfim, madeiras raras ou pedras preciosas. Outros violinos de algibeira também tinham embutidos nas costas. Este formato de barco estreito foi construído até ao princípio do séc. XIX. Porém, outras formas foram aparecendo no séc. XVIII tardio, tornando-se separados o corpo e braço, o corpo da forma de viola de arco, violino ou viola dedilhada, por vezes um híbrido recortado. Não eram enfeitados, dando relevo à excelência da madeira e verniz. No séc. XVIII, acrescentou-se-lhe, por vezes, cordas simpáticas como a viola de amor, chamando-lhe pochette d'amour. Foi um instrumento tocado com frequência por pessoas de todos os níveis sociais, sendo o seu repertório o do violino, apesar de composições escritas especifica
Exposições

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Fábricas de Sons: instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX

Museu Nacional da Música, Lisboa

1994-07-26

2002-04-30

Instrumentos Musicais 1747-1807: Uma Colecção à procura de um Museu

Palácio Nacional de Queluz, Lisboa

1984-06-20

1984-09-10

 
     
     
   
     
     
     
 
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