MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário:
2631
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Terrina
Título:
Terrina
Autor:
Desconhecido
Oficina / Fabricante:
Miragaia (?) ou Cantão de Coimbra (?)
Datação:
XIX d.C. - Contemporânea (?)
Matéria:
Faiança.
Técnica:
Moldada; Vidrada.
Dimensões (cm):
altura: 28; diâmetro: 34;
Descrição:
Terrina em faiança com decoração monócroma, azul, sobre fundo branco. De formato oval assente em peanha decorada com faixa azul, a cheio, e filete com a mesma cor. Tem bojo esferóide com duas asas salientes, relevadas, tendo na sua parte inferior quatro volutas unidas formando um "X". O bojo está decorado em ambas as faces com paisagem de motivos similares: pagode, salgueiro, palmeiras, bastante estilizados sofrendo influência oriental. O bordo do bojo é limitado por faixa azul, a cheio, ladeada por filetes, decoração que se repete na tampa. A tampa é de forma oval cintada, truncada com remate relevado em forma de folha sobre o qual assenta pega relevada em forma de flor. O bordo da tampa tem recorte para concha da sopa.
Incorporação:
Compra - Colecção Cagigal
Origem / Historial:
Segundo as Actas do Colóquio, O Abade de Baçal é feita referência à quantia de 2000$00, paga ao Dr. Cagigal por várias peças de louça antiga e moderna, em 31 de Outubro de 1927. Objeto de ação de conservação e restauro por António Ricardo Manta Simões em 2000.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica