MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1091
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Torso de estátua couraçada
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Área do Império Romano.
Datação:
II d.C. - Trajano.
Matéria:
Mármore.
Dimensões (cm):
altura: 1250; largura: 60;
Descrição:
Torso de estátua que enverga uma couraça. Do ombro direito pende a correia de uma espada, ou gládio, cujo punho é ainda visível. O paludamento é apertado por uma fíbula. Na couraça vê-se, apenas, a representação de um dos vários centauros com que era decorada. Os pterígios conservam uma cabeça de lince visível na fila superior do lado direito.
Incorporação:
Outro - Encontrada sob o pavimento da Capela de Nossa Senhora do Mileu.
Proveniência:
Póvoa do Mileu. Encontrada sob o pavimento da Capela de Nossa Senhora do Mileu.
Origem / Historial:
A peça foi encontrada, enterrada a pouca profundidade quando se procedia à reconstrução do pavimento da Capela de Nossa Senhora do Mileu - Guarda, aquando das obras de reconstrução da mesma capela levadas a cabo pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Tendo sido de seguida transportada para o Museu Regional da Guarda. A data de entrada da peça no Museu foi considerada como anterior ao ano de 1969. Mas segundo o Boletim da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais nº 78 de dezembro de 1954 a mesma encontrava-se já, nessa data, no Museu Regional da Guarda. Reunião Ordinária da Câmara Municipal da Guarda de 15 de dezembro de 1954: Autorizações de Pagamento: Nº. 2207 - Transporte de imagem da Póvoa do Mileu para o Museu Regional - 50$00. Torso de estátua. Faltam a cabeça trabalhada como peça amovível, e as extremidades (o braço direito era trabalhado à parte, no sentido de não ter sido trabalhado do mesmo bloco de pedra do resto da estátua). A superfície encontra-se estragada (por ação mecânica) e erodida, até que ficou quase irreconhecível. A partir do ombro direito desce, para a esquerda, um cinto (?) de suporte de espada (ou gládio). Sobre o ombro esquerdo apoia um paludamento, abotoado por uma fíbula. Como se depreende da superfície de fratura, uma representação de centauros portadores de tropeia decorava a couraça. Da decoração das pteryges, em fila dupla, apenas se conservou uma cabeça de lince, numa pteryx da fila superior, no lado direito.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica