MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1000 Cer CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Jarra
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Porto ou Gaia
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Faiança
Técnica:
Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração estampilhada e pintada a azul
Dimensões (cm):
altura: 24,3; diâmetro: 13,5;
Descrição:
Jarra rodada, de bojo ovóide, ombro carenado, colo alto estrangulado, bordo largo revirado para o exterior e pé alto de base circular e estrangulamento na ligação com o bojo. Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. Bojo decorado a partir do ombro com uma cercadura de elos em cadeia entre duplos filetes, seguida de cercadura de folhagem enrolada em voluta. Pé e parte superior do colo decorados com cercadura contínua de folhagem larga, que no colo é seguida de trifólios espalhados no resto da superfície.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Esta peça pertenceu à extinta Capela dos Reis Magos, que existiu na Rua do Laranjal, junto do demolido edifício da Câmara Municipal do Porto ao qual pertencia, por compra do conjunto ao Capitão Manuel Eleutério em 1815. A capela foi edificada no séc. XVIII. A capela foi demolida para a abertura da Avenida dos Aliados em 1916. O conjunto de jarras que pertenceu à capela deu entrada no Museu Municipal do Porto e faz parte do inventário parcial nº 6, feito em 1919, que diz respeito unicamente a este conjunto. Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Neste inventário consta como proveniente do Fundo do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica