MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
147 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Vaso com camélias
Datação:
1889 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 54,5; largura: 38;
Descrição:
Representação de uma camélia pequena em vaso cujas flores abertas constituem o objecto principal da composição, pelo contraste de cor e luz. O fundo é indefinido, trabalhado em tonalidades de verde, onde ressaltam alguns motivos vegetalistas, distintos da folhagem da camélia. Na base da composição, posicionado do lado esquerdo, está representado um vaso de barro vermelho, de que só é visível a metade superior, que contém uma camélia jovem, estacada e com etiqueta identificativa da espécie, embora não legível. Sobre o fundo escuro assumem uma relevância central as camélias brancas com leves toques de rosa que lhes acentuam as formas. Em torno delas, num plano secundário, a ramagem da planta assinalada pelo brilho da folhagem e pelos pontos luminosos de cores claras dos botões das flores ainda fechadas.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica