MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1450 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Carolina Rosa Ribeiro de Faria, Baronesa do Seixo
Datação:
1845 d.C. - 1851 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 102,7; largura: 79;
Descrição:
Retrato de mulher jovem representada sentado, até à altura dos joelhos, voltado a três quartos para o lado esquerdo e o rosto e o olhar voltados no sentido oposto. Está sentada numa cadeira de braços forrada de tecido azul. Veste vestido preto de decote amplo e manga curta, um pouco acima do cotovelo, rematada com renda transparente. O remate do vestido no decote é feito por tira estreita branca. Tem como adorno um broche sobre o peito, ao centro. Apoia os dois braços no colo, em grande contraste da pele clara sobre o vestido preto, tendo várias jóias de adorno, uma pulseira em cada braço e um anel no dedo indicador da mão esquerda. Entre as mãos segura um leque fechado. Representação enquadrada em interior doméstico com reposteiro amplo como fundo, preenchendo todo o lado direito e, do lado esquerdo, uma coluna de ângulo. Este retrato faz par com o Retrato do Barão do Seixo (Col. MNSR, Inv. 1449 Pin MNSR).
Incorporação:
Compra - Compra a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, através do Fundo João chagas.
Origem / Historial:
Este retrato e o pendant (Retrato do Barão do Seixo), foram apresentados na exposição do Palácio de Cristal de 1867: pertenciam então ao Barão do Seixo, residente no Porto. Segundo Júlio Brandão, em 1929 pertenciam à baronesa do Seixo. Foi adquirido pelo Museu Nacional de Soares dos Reis em 1987, através do Fundo João Chagas, a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, descendente dos retratados. Faziam parte do recheio da casa da rua de Cedofeita, 433. Até à data da entrada no Museu estiveram na posse de descendentes. O Fundo João Chagas resultou de uma doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, o republicano João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a estar disponível para a aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Retrato de Carolina Rosa de Faria, nascida em 1822, baronesa do Seixo, casada com António de Almeida Coutinho e Lemos, que recebeu o título de Barão de D. Maria II, por decreto de 19/07/1845. O marido foi ainda distinguido como cavaleiro da Ordem da Torre e Espada e como Fidalgo da Casa Real. Foi grande proprietário na região do Alto Douro, senhor da quinta do Seixo e das Várzeas do Cachão, e foi chamado a participar na recuperação financeira da Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica