MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1449 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de António de Almeida Coutinho e Lemos, Barão do Seixo
Datação:
1845 d.C. - 1851 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 103,2; largura: 79;
Descrição:
Retrato de António d'Almeida Coutinho e Lemos representado a meio corpo (altura dos joelhos), sentado, voltado a três quartos para o lado direito e olhando de frente. Apoia o braço esquerdo numa mesa colocada ao seu lado e a mão direita apoiada sobre a perna do mesmo lado. Representação enquadrada em interior doméstico com parede de fundo onde é visível parte da moldura de um quadro, uma mesa com cobertura de tecido vermelho sobre a qual estão colocados livros e uma escrivaninha. O retratado veste casaco e calças escuras, colete de tonalidade prateada, camisa branca e laço preto. Este retrato faz par com o Retrato da baronesa do Seixo (Col. MNSR, Inv. 1450 Pin MNSR).
Incorporação:
Compra - Compra a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, através do Fundo João chagas.
Origem / Historial:
Este retrato e o pendant (Retrato da baronesa do Seixo), foram apresentados na exposição do Palácio de Cristal de 1867: pertenciam então ao Barão do Seixo, residente no Porto. Segundo Júlio Brandão, em 1929 pertenciam à baronesa do Seixo. Foi adquirido pelo Museu Nacional de Soares dos Reis em 1987, através do Fundo João Chagas, a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, descendente dos retratados. Faziam parte do recheio da casa da rua de Cedofeita, 433. Até à data da entrada no Museu estiveram na posse de descendentes. O Fundo João Chagas resultou de uma doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, o republicano João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a estar disponível para a aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Retrato de António de Almeida Coutinho e Lemos, que recebeu o título de Barão de D. Maria II, por decreto de 19/07/1845. Foi ainda distinguido como cavaleiro da Ordem da Torre e Espada e como Fidalgo da Casa Real. Foi grande proprietário na região do Alto Douro, senhor da quinta do Seixo e das Várzeas do Cachão, foi chamado, entre outras personalidades destacadas da cidade, a participar na recuperação financeira da Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro. Casou-se com Carolina Rosa de Freitas em 23 de Fevereiro de 1846.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica