MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
114 Vid CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Copo
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Boémia (?)
Centro de Fabrico:
Boémia (?)
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Vidro incolor transparente
Técnica:
Vidro gravado
Dimensões (cm):
altura: 8,3; largura: 9,5;
Descrição:
Copo de vidro pequeno, cilíndrico. Em medalhão central tem gravada o retrato de Carlos Magno, com coroa, manto e espada e na mão direita um globo encimado por uma cruz. Em volta do medalhão tem a seguinte inscrição: "S. CAROLVS MAGNVS". Nas restantes superfícies do depósito apresenta flores e ramos gravados.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dso Reis
Origem / Historial:
Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação realizadas por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A.A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários. Esta peça foi descrita no Inventário de "Vidros e Crystaes", com o n.º 210 «Uma compoteira baixa com o retrato de Carolus Magnus" As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica