MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
19 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Manhã, margens do Vizela
Datação:
1884 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 31,5; largura: 21;
Descrição:
Trecho de paisagem fluvial com traçado de rio sinuoso, com representação, em primeiro plano e na margem do lado esquerdo, de duas árvores esguias cujos troncos e copas se elevam até ao limite do quadro. Num plano intermédio está representado o arvoredo da margem do lado direito. O último plano simula a vegetação longínqua, sem definição de forma, e confronta-se com o céu branco de núvens densas que preenche toda a parte superior do quadro, só interrompida palas árvores que se elevam até ao topo.
Incorporação:
Depositado pela Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
No catálogo de 1993 refere a possibilidade de ter pertencido ao Rei Dom Fernando. Pertenceu ao Dr. Ayres de Campos, Conde do Ameal. Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica