MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de fevereiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
18 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Queda de água (Vizela)
Datação:
1887 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 56; largura: 37,5;
Descrição:
Trecho de paisagem com queda de água e denso arvoredo que preenche toda a superfície do quadro deixando uma pequena parcela de céu à vista no lado direito superior. Num plano intermédio, a composição é atravessada por uma ponte pedonal de madeira onde passa uma figura de homem, vestido de branco, que caminha da esquerda para a direita. A vegetação rasteira e as pedras dos primeiros planos são trabalhadas com pinceladas largas e espessas, em claro contraste com a vegetação de fundo e a queda de água, trabalhadas em pinceladas mais planas e transparentes. É particularmente marcante o desenho dos troncos das árvores e da ponte de madeira que estruturam a composição em linhas ortogonais. A luz intensa que invade todo o quadro entra pela clareira que deixa ver o céu, incide sobre a água movimentada da cascata e, daí, projecta-se para todo o espaço.
Incorporação:
Depositado pela Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
O título proposto na exposição de 1993 baseia-se na descrição do motivo que se identifica com uma obra exposta em 1887 na "Exposição d' Arte ", no Porto. Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica