MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
9 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Olival (Lumiar)
Datação:
1885 d.C.
Suporte:
madeira
Técnica:
óleo
Dimensões (cm):
altura: 21; largura: 31,5;
Descrição:
Paisagem representando um campo cultivado de cereal entre arvoredo que, pela tipologia das árvores (sobreiros?) aparenta ser montado. O primeiro plano é preenchido pelo ocre do campo ceifado e dos molhos e toda a área restante é reservada ao arvoredo que se estende até ao topo onde, em duas clareiras, se vê o céu nublado. Duas figuras estão envolvidas na faina da ceifa e da colheita, uma de costas para o observador, posicionada à esquerda e outra, mais à direita e em posição frontal, com um feixe de palha nos braços. Toda a composição é trabalhada em pincelada rápida e sintética, sem pormenor de definição de contorno de modo que as figuras quase se confundem com o tratamento dos restantes elementos do quadro.
Incorporação:
Depositada pela Câmara municipal do Porto
Origem / Historial:
Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica