MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
11 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Os moínhos da Confraria (Caldas das Taipas)
Datação:
1892 d.C. - 1893 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 90; largura: 120;
Descrição:
Paisagem campestre com represa em rio e moinhos de água. Nesta obra de grande formato, realizada numa fase tardia da produção do artista, volta a experimentar um tratamento de pincelada mais plana, menos texturada, e um tratamento do motivo mais próximo do registo fotográfico, como o artista experimenta noutras obras deste período. Os moinhos ocupam o espaço central da composição e toda a paisagem se organiza a partir daí. O primeiro plano é ocupado pelas águas paradas do rio, ladeado de rochas e areal. Nos planos seguintes, onde se inserem as construções, estão representadas a encosta do monte com vegetação rasteira e algumas árvores que se elevam e interrompem o céu, à direita.
Incorporação:
Outro - Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Adquirido pelo Dr. Ayres de Campos (Conde do Ameal) na 3ª Exposição de Belas Artes do Grémio Artístico, Lisboa, 1893. Comprado por Eduardo Honório de Lima no leilão do Conde do Ameal em 1921 e doado à Câmara Municipal do Porto. Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica