MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
216 Pin CMFC/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Casas de Aldeia
Datação:
1906 d.C. - 1942 d.C.
Suporte:
Papel colado sobre cartão
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 32; largura: 22;
Descrição:
Paisagem com rio, dois arcos de uma ponte e trecho de casario em que se destaca uma torre sineira à direita. Composição dominada pela faixa de água e pelo trecho de ponte, representados com cores saturadas por oposição com o céu muito claro, quase sem côr. O trecho de casario branco é iluminado intensamente. A simplificação dos volumes e, sobretudo o tratamento dado às sombras (sob o beiral, sob os arcos da ponte e projectada sobre a água) e aos reflexos da luz (na água) conferem à luz e ao motivo uma inesperada equidade. As características arquitectónicas do torreão fazem pensar que se trata de uma paisagem em Espanha, poderá tratar-se de Covarrubias - província de Burgos.
Incorporação:
Doação - Doação da irmã e herdeira de Fernando de Castro (1889-1946) ao Estado, passando a depender administrativamente do M.N.S.R. desde a sua fundação em 1952.
Origem / Historial:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Domínguez Alvarez 770, Rua da Vigorosa, Porto

Fundação Calouste Gulbenkian

2006-05-19

2006-10-15

Domínguez Alvarez 770, Rua da Vigorosa, Porto

Museo de Pontevedra

2007-03-01

2007-04-08

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica