MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 29 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
150 Pin CMFC/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Espanha
Datação:
1906 d.C. - 1942 d.C.
Suporte:
Papel colado sobre cartão
Técnica:
Aguarela
Dimensões (cm):
altura: 16; largura: 22,5;
Descrição:
Casario visto de um ponto alto, destacando-se ao centro um torreão. Linha do horizonte definida por perfil de montanhas.
Incorporação:
Doação - Doação da irmã e herdeira de Fernando de Castro (1889-1946) ao Estado, passando a depender administrativamente do M.N.S.R. desde a sua fundação em 1952.
Origem / Historial:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: Autor: Ana Paula Machado Localização: MNSR

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica