Origem / Historial:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
Integrada no Museu da Academia enquanto prova de pensionista: por disposições regulamentares as provas de pensionistas apresentadas à Academia eram incorporadas no Museu.
Apresentada no Salon de Paris em 1884 com o título "Après l'Ouragan". Fez parte da remessa de 4º ano de pensionista (1884) que Sousa Pinto enviou à Academia Portuense de Belas Artes.