MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
168 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Macieira partida
Datação:
1883 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 124,5; largura: 96;
Descrição:
Numa paisagem com grande profundidade está representada em primeiro plano e numa escala quase natural, do lado direito da composição e voltada para a esquerda, uma mulher de bastante idade que observa uma árvore partida cujo tronco e folhagens preenchem toda a metade esquerda da composição. A mulher traja saia comprida de riscas, até à altura dos tornozelos, coberta por um avental de tecido grosso, com rasgões e remendos e um casaco abotoado à frente, com as mangas arregaçadas até aos cotovelos, de decote redondo e chegado ao pescoço onde é visível uma estreita gola de camisa branca. A cabeça está envolvida por um lenço de tecido axadrezado, bem ajustado, que cobre todo o cabelo. Tem o braço esquerdo flectido e encostado ao corpo, seguindo a linha da cintura; o direito, também flectido, sustenta, apoiada na respectiva mão, a cabeça ligeiramente inclinada.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Integrada no Museu da Academia enquanto prova de pensionista: por disposições regulamentares as provas de pensionistas apresentadas à Academia eram incorporadas no Museu. Apresentada no Salon de Paris em 1884 com o título "Après l'Ouragan". Fez parte da remessa de 4º ano de pensionista (1884) que Sousa Pinto enviou à Academia Portuense de Belas Artes.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica