MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
180 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cópia de uma paisagem de Mr. Daubigny, representando uma represa de água no Dauphiné
Datação:
1875 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 55,5; largura: 100,5;
Descrição:
Paisagem campestre com uma represa de água representada no primeiro plano, do lado esquerdo. Junto à água, do lado direito uma figura de pastor caminha, voltado para a esquerda, atrás de um boi e seguido de um cão. Logo a seguir a esta zona mais plana inicia-se uma elevação de terreno: junto do extremo esquerdo da composição estão representados dois bovídios e na zona central, as ruínas de uma construção que fica encaixada na depressão de terreno. O perfil da elevação é rematado por agrupamentos de pequenas árvores dispersas. O céu povoado de nuvens preenche quase metade da superfície do quadro. Este quadro copia uma obra da autoria de Charles François Daubigny (1817-1878), "Ecluse dans la Valée d'Optevoz, Isere" que o artista copiou em França.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Esta obra fez parte da remessa que o pintor enviou à Academia Portuense de Belas Artes em 1875. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica