MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
10.2 Div MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Talabarte com cartucheira / Peças da farda D. Pedro IV
Autor:
Desconhecido
Datação:
1820 d.C. - 1832 d.C.
Matéria:
Couro preto, metal dourado
Dimensões (cm):
altura: 9 (cartucheira); largura: 6 (cinto);15 (cartucheira); profundidade: 3,5 (cartucheira); comprimento: 97 (cinto);
Descrição:
Tira de couro preto, apertando por meio de uma fivela de metal dourado, e com a ponta em forma de bico, reforçada na extremidade com uma peça de metal dourado. Sobre o couro, aplicações de metal dourado, sendo uma delas, em forma lanceolada (para o apito, que falta) e outra, uma coroa real, fechada. Apresenta uma pequena bolsa para munições, presa por intermédio de duas argolas, sendo estas fixadas numa peça decorativa em metal dourado, colocada lateralmente nessa bolsa. Esta peça é igualmente em couro preto, com os contornos reforçados a metal dourado e apresenta no centro da tampa as insígnías da arma de "Caçadores 5"; aperta ao centro com uma pequena presilha de couro, fixada na tampa, com uma ranhura que por sua vez dá entrada a um pequeno botão metálico, fechando-a.
Incorporação:
Doação - Doação da viúva de D. Pedro, Duquesa de Bragança (imperatriz do Brasil) D. Amélia, ao Museu Portuense, a pedido do 1º diretor deste museu, núcleo inicial do Museu Soares dos Reis, João Baptista Ribeiro.
Origem / Historial:
Esta peça, está inventariada juntamente com o "óculo" (10.1 Div MNSR) e o "chapéu armado" (nº 10 Div MNSR) que pertenceram a D. Pedro IV e foram doadas ao Museu Portuense por Sua Magestade Imperial a Senhora Duquesa de Bragança D. Amélia, a pedido de João Baptista Ribeiro (doc. citado na bibliografia: Viana, "Os Museus do Porto no Século XIX"). As peças referidas aparecem na "Relação dos objectos existentes no Museu Nacional de Soares dos Reis, pertencentes ao Estado", (no capítulo "Diversos"), datada de 1 de Novembro de 1932 e assinada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica