MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
182 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Tempestade
Datação:
1881 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 75,5; largura: 100,5;
Descrição:
Trecho de paisagem com extenso terreno quase plano, com uma leve declinação para o lado esquerdo que se estende até um espelho de águas paradas onde flutuam algumas embarcações. O terreno é constituído por matéria aparentemente arenosa e revestido de vegetação rasteira. A meia distância, à direita da composição, está representada uma figura montada sobre um animal de carga. Os dois terços superiores da composição são preenchidos por um céu carregado de nuvens densas de tonalidades escuras que conferem ao último plano da composição uma atmosfera tempestuosa.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Esta paisagem integrou a remessa do segundo ano de pensionista do Estado enviada à Academia Portuense de Belas Artes. Esteve exposta na 14.ª Exposição Trienal da APBA com o título "Tempestade, cópia do original de Mr. Vernier que existe no Luxembourg". Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica