MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
433 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Daphnis e Chloé
Datação:
1879 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 114; largura: 74;
Descrição:
Representação evocativa das duas personagens do romance Dafnis e Cloé da autoria do escritor designado Longus, datável do século II d.C.. Dois jovens (rapaz e rapariga) sentados, o rapaz a tocar uma flauta de dois tubos (diaulus), a rapariga virada para ele, abraçando-o. Vestem à maneira clássica, o rapaz com uma faixa em pele cingida à cintura, a rapariga com uma túnica branca suspensa no ombro e cingida na cintura Ao fundo paisagem bucólica, com grande árvore à esquerda.
Incorporação:
Outro - Fundo do Museu. Porveniente da Escola de Belas Artes (antiga Academia Portuense de Belas Artes)
Origem / Historial:
Quadro original para complemento do curso de Pintura Histórica pelo qual obteve o 1º prémio. No catálogo de 1984, p. 74 (v. bibliografia): "Estudo de composição de pintura histórica para o 5º ano do curso: julgado digno de louvor, com 18 valores, em conferência geral de 30 de Agosto de 1879, e concessão de um primeiro prémio pecuniário." Obra influenciada pelo "Filho Prodigo" de Marques de Oliveira, enquanto pensionista do Estado em 1877 e executada a partir do fresco "Disputa do Sacramento" de Rafael, fazendo «sensação pela inovação do colorido». (Rodrigues: 1998; v. bibliografia). Pertence ao antigo Fundo do Museu que, a partir de 1839, passou a ser tutelado pelo Museu Nacional Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e pela Escola de Belas Artes (antiga Academia Portuense de Belas Artes). Em 1932 é feita a partilha do acervo de ambas as instituições.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica