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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
127/ 94 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cais de Barcelona
Datação:
1882 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 16,5; largura: 10;
Descrição:
Representação de um trecho de um porto com barcos. O primeiro plano, correspondendo ao terço inferior da composição, é dominado pela plataforma do cais, uma mancha amarela, intensamente iluminada, na qual se projecta a sombra muito alongada de uma figura (ausente da representação). Mais adiante ergue-se a estrutura de uma grua (?) acima de um pequeno edifício e um grande navio à direita. Os mastros e cordame do navio, traçados em pincelada espessa e precisa, a negro e vermelho, os elementos vermelhos da grua e os mastros de outros barcos, representados em planos mais distanciados, formam uma teia intrincada de linhas oblíquas e paralelas, a que a própria sombra da figura projectada no cais parece associar-se. A representação minuciosa e cuidada destes elementos faz-se em contraste com outros que, embora situados num plano mais próximo do observador, o artista opta por representar de modo quase displicente: as figuras sentadas num murete no cais, apenas sugeridas num jogo de pequenas manchas, ou o bote atracado no cais. A água, constrita num triângulo à direita, no terço inferior da composição, é tratada em pinceladas espessas, empastadas, mas contidas, marcando a negros e azuis e verdes profundos a zona de projecção da sombra do barco, num contraste que em tudo enfatiza a luminosidade da plataforma do cais.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (Antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origem / Historial:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Após a morte de Henrique Pousão, em 25 Março de 1884, o seu pai, o juiz Francisco Augusto Nunes Pousão, a exercer funções em Odemira, reuniu toda a obra do artista que se encontrava dispersa entre familiares e amigos, mandou emoldurar todos os quadros que pode reunir, mais tarde foi transferido para Faro e levou consigo toda a obra que reunira. F. Fernandes Lopes escreve a esse propósito que Nunes Pousão “tinha tudo no seu escritório, cujas paredes estavam assim forradas com quadros do filho. Encontrava-se ali tudo o que fora a sua produção artística em Pintura, excepto naturalmente o que anteriormente enviara para a Academia do Porto ou teria sido vendido a raros particulares, que lhe haveriam feito encomendas, ou ainda de amigos ou pessoas de família a quem fizera ofertas…” V. em Bib. LOPES, Francisco Fernandes [1959], p. 98, 99. Após a morte do Juiz Nunes Pousão, em 2 de Agosto de 1888, em cumprimento da sua vontade, as obras foram entregues, pela viúva, à Academia Portuense de Belas Artes em cujo arquivo se guarda a relação sucinta de obras e objectos então entregues “Relação dos quadros, desenhos e mais objectos que faziam parte do espólio de Henrique Pousão.” AFBAUP. Uma lista mais detalhada seria posteriormente redigida na própria Academia AFBAUP Documento avulso, sem cota, e Correspondência para o Governo, 1837-1911 [130, 21 Set. 1889, fla. 50 v]. A obra foi executada durante a escala em Barcelona na viagem de regresso de Itália para Portugal em 1883.

Bibliografia

ALDEMIRA, Luis Varela - Henrique Pousão no seu verismo sem compromisso. Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa: ANBA. 2ª série, nº 13-14 (1959), p. 7 - 24, pág. [32]

ALMEIDA, Bernardo Pinto de - Henrique Pousão. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999, pág. 25, 102, 103 il.

Exposição de Pintores Alentejanos. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 1946, pág. nº 65

Exposição temporária da obra de Henrique Pousão (1859-1884). Lisboa: MNAC, 1946, pág. 13, nº 56

FRANÇA, José Augusto - Henrique Pousão. Colóquio/ Artes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 62 (1984), p. 64, pág. 64

LOPES, Francisco Fernandes - Cartas de Henrique Pousão e excertos de outras cartas e escritos que se lhe referem. Lisboa: Portugália, [1959] ?, pág. 82, [117]

MACEDO, Diogo de - Henrique Pousão. 1859-1884. Lisboa: Editora Litoral, Lda, 1946. (Colecção Hifen), pág. [47] il.

Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 188-189, cat. nº 198

Pintores da Escola do Porto Sec. XIX e XX nas Colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983, pág. nº 40

SALAZAR, Abel - Henrique Pousão. Porto: Livraria Tavares Martins, 1947, pág. 24, p. 13 il.

TEIXEIRA, José Monterroso - Henrique Pousão no Primeiro Centenário da sua Morte (1884-1984) (Cat. exp.). Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1984, pág. 34, 147, 149 il., nº 279

GARRADAS, Cláudia - A Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Génese de uma Colecção Universitária. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2008. Tese de Mestrado (exemplar policopiado), pág. 48, 49

 
     
     
   
     
     
     
 
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