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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis N.º de Inventário: 103 Pin MNSR Datação: 1881 d.C. - 1883 d.C. Suporte: Tela colada sobre cartão Dimensões (cm): altura: 26,5; largura: 16,7; Descrição: Trecho de recanto de um pátio com representação de coluna e escadaria. Todos os elementos arquitectónicos representados na composição, e que preenchem a quase totalidade da superfície do quadro, são caiados de branco, o que confere à composição um quase monocromatismo. A pintura é trabalhada em variantes de branco, conforme representem áreas iluminadas ou de sombras, com leves tonalidades de azul acinzentado e dourado. Destacam-se alguns elementos que acrescentam as poucas variações cromáticas sobre o predomínio dos brancos da arquitectura: são eles, a videira, cujo tronco fino, castanho, desenha uma linha oblíqua até chegar à coluna e a respectiva ramagem verde que rodeia a coluna na parte superior e se estende em ramada, as peças de roupa estendidas sobre uma corda e a pequena janela aberta na parede frontal. Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (Antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origem / Historial: Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
Após a morte de Henrique Pousão, em 25 Março de 1884, o seu pai, o juiz Francisco Augusto Nunes Pousão, a exercer funções em Odemira, reuniu toda a obra do artista que se encontrava dispersa entre familiares e amigos, mandou emoldurar todos os quadros que pode reunir, mais tarde foi transferido para Faro e levou consigo toda a obra que reunira. F. Fernandes Lopes escreve a esse propósito que Nunes Pousão “tinha tudo no seu escritório, cujas paredes estavam assim forradas com quadros do filho. Encontrava-se ali tudo o que fora a sua produção artística em Pintura, excepto naturalmente o que anteriormente enviara para a Academia do Porto ou teria sido vendido a raros particulares, que lhe haveriam feito encomendas, ou ainda de amigos ou pessoas de família a quem fizera ofertas…” V. em Bib. LOPES, Francisco Fernandes [1959], p. 98, 99.
Após a morte do Juiz Nunes Pousão, em 2 de Agosto de 1888, em cumprimento da sua vontade, as obras foram entregues, pela viúva, à Academia Portuense de Belas Artes em cujo arquivo se guarda a relação sucinta de obras e objectos então entregues “Relação dos quadros, desenhos e mais objectos que faziam parte do espólio de Henrique Pousão.” AFBAUP. Uma lista mais detalhada seria posteriormente redigida na própria Academia AFBAUP Documento avulso, sem cota, e Correspondência para o Governo, 1837-1911 [130, 21 Set. 1889, fla. 50 v].
Bibliografia | ALMEIDA, Bernardo Pinto de - Henrique Pousão. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999, pág. 94 | DAVID, Celestino - Henrique Pousão. Pintor Alentejano (apontamentos biográficos). Évora: [S.n.], 1943, pág. 29, 36 | FIGUEIREDO, Manuel de - O Pintor Henrique Pousão. Sep. Museu. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, Vol. I (1942), pág. 34 | Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 176-177 (il.) | SALAZAR, Abel - Henrique Pousão. Porto: Livraria Tavares Martins, 1947, pág. 12 (il.) | TEIXEIRA, José Monterroso - Henrique Pousão no Primeiro Centenário da sua Morte (1884-1984) (Cat. exp.). Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1984, pág. 24, 133 (il.), 139 | SILVEIRA, Carlos , SILVA, Raquel Henriques da (coord.) - Henrique Pousão. Pintores Portugueses. Matosinhos: QuidNovi, 2010., pág. 69 | GARRADAS, Cláudia - A Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Génese de uma Colecção Universitária. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2008. Tese de Mestrado (exemplar policopiado), pág. 48, 49 | FIGUEIREDO, Manuel de - Duas cartas a propósito de uma tela de Henrique Pousão. Revista Museu. Porto: Circulo Dr. José de Figueiredo, Vol. V, nº 12 (Abr. 1949), p. 176-179 | O Pintor Pouzão. "O Primeiro de Janeiro". (14 Dezembro 1943) | |
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