MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1097 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Joaquim Madureira (Braz Burity)
Datação:
1920 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 46; largura: 37;
Descrição:
Retrato de homem sentado, voltado a três quartos para a direita. O espaço de aparente interior doméstico onde se inscreve a representação é o atelier do pintor Artur Loureiro, identificável pelos quadros expostos na parede frontal e pelo cadeirão de que se vê uma parte no extremo direito da composição. Este retrato tem particularidades únicas, desde logo a posição informal em que posa o retratado, sentado numa cadeira ao contrário, numa representação de corpo inteiro. Aqui se concentra uma série de referentes que nos remetem para o universo criativo do pintor: o espaço do atelier como lugar de trabalho, mas também de encontro e tertúlia, os temas que sempre trabalhou, como sejam a paisagem e natureza-morta (composições florais, entre outras), e ainda, os artecfactos que ele próprio desenhava e executava como sejam as molduras entalhadas e peças de mobiliário. Ressalta ainda na composição a intensidade cromática de fortes contrastes e uma atmosfera luminosa intensa que incide sobre a figura e irradia do branco do fato.
Incorporação:
Doação - Oferta da família do retratado ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Obra oferecida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, pela família do retratado, em 1959. (Vd. Livros de correspondência recebida e expedida do Museu Nacional de Soares dos Reis: Junho/ Julho 1959) No catálogo da exposição de "Homenagem ao Mestre Pintor Arthur Loureiro", mostra realizada no átrio da Misericórdia do Porto, em Fevereiro de 1923, é apresentado, com o n.º 50, da secção de Retratos, um de "Braz Burity". Sem nenhuma outra referência, não podemos ter a certeza de se tratar desta obra, apesar de ser o único retrato de Braz Burity, que se conhece, realizado por Artur Loureiro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica