MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, August 05, 2020    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
592 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de Senhora
Date / Period:
1904 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 63; width: 29;
Description:
Sobre um fundo neutro sem referentes particulares está representada uma figura de mulher em corpo inteiro que preenche em altura quase toda a área da composição. O fundo, que define um espaço em dois planos, uma parede rematada com roda-pé e o chão, é trabalhado pelo artista em três áreas cromáticas. A linha superior que delimita o roda-pé é ligeiramente oblíqua simulando uma maior proximidade do lado direito e um consequente afastamento do lado oposto. Esta particularidade dá um dinamismo à composição que o modo de representação da figura vai acentuar. Todo o protagonismo é dado à figura neste retrato de mulher jovem representada de pé, voltada a três quartos para a direita com o rosto em posição quase frontal. O corpo está integralmente coberto por um vestido preto, cintado, que forma sobre os ombros uma capa curta e é rematado por pequena gola cingida ao pescoço. Uma jóia doirada sobressai no preto do vestido junto ao remate central da gola. A figura ganha particular relevo pelo facto de ter os braços projectados para trás, ocultando as mãos atrás das costas. A luz que é projectada da esquerda ilumina o rosto e acentua o contraste do vestido negro sobre o fundo. A sombra que é projectada na parede, como um eco da figura, confere à composição uma maior profundidade.
Incorporation:
Dação em pagamento - Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origin / History:
Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro. Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública. Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens. Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits