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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
101 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Mendigo Lapita
Date / Period:
1880 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 23,5; width: 14,2;
Description:
Figura de homem, representado de corpo inteiro e de pé. A figura está um pouco inclinada para o lado esquerdo, apoiada pela axila do braço direito numa espécie de muleta. No rosto barbado, a pincelada espessa e rogosa dá à figura uma aparência de feições vincadas. Este mendigo andrajoso é um tanto caricaturado pelo chapéu alto enterrado na cabeça que lhe faz salientar as orelhas. Toda a composição é trabalhada em pinceladas rápidas e largas, particularmente evidentes no tratamento do traje da figura onde o pintor utiliza maior quantidade de tinta. A figura foi representada defronte de uma parede branca com ampla janela. A parte superior do corpo, correspondente ao busto, inscreve-se sobre a mancha negra criada pela abertura da janela com grades que se abre para a obscuridade. Esta janela é "emoldurada" por uma faixa de pedra que introduz uma mancha ocre avermelhada na composição. É de salientar a descentralidade da janela que o limite esquerdo do quadro interrompe e que do extremo direito deixa ver uma faixa estreita da parede branca. O carácter de esboço que tem este pequeno quadro é acentuado no tratamento inacabado do chão onde os pés da figura mal se distinguem.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Após a morte de Henrique Pousão, em 25 Março de 1884, o seu pai, o juiz Francisco Augusto Nunes Pousão, a exercer funções em Odemira, reuniu toda a obra do artista que se encontrava dispersa entre familiares e amigos, mandou emoldurar todos os quadros que pode reunir, mais tarde foi transferido para Faro e levou consigo toda a obra que reunira. F. Fernandes Lopes escreve a esse propósito que Nunes Pousão “tinha tudo no seu escritório, cujas paredes estavam assim forradas com quadros do filho. Encontrava-se ali tudo o que fora a sua produção artística em Pintura, excepto naturalmente o que anteriormente enviara para a Academia do Porto ou teria sido vendido a raros particulares, que lhe haveriam feito encomendas, ou ainda de amigos ou pessoas de família a quem fizera ofertas…” V. em Bib. LOPES, Francisco Fernandes [1959], p. 98, 99. Após a morte do Juiz Nunes Pousão, em 2 de Agosto de 1888, em cumprimento da sua vontade, as obras foram entregues, pela viúva, à Academia Portuense de Belas Artes em cujo arquivo se guarda a relação sucinta de obras e objectos então entregues “Relação dos quadros, desenhos e mais objectos que faziam parte do espólio de Henrique Pousão.” AFBAUP. Uma lista mais detalhada seria posteriormente redigida na própria Academia AFBAUP Documento avulso, sem cota, e Correspondência para o Governo, 1837-1911 [130, 21 Set. 1889, fla. 50 v].
 
     
     
   
     
     
     
 
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