MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1178 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cabeça de velho
Datação:
1903 d.C. - 1932 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 49,5; largura: 49;
Descrição:
Figura de homem em busto representado num contexto de paisagem. Pela natureza e expressão da figura podemos considerar tratar-se de um retrato. Nesta obra, como em muitas outras que o pintor realizou no mesmo género, o retrato tem um carácter de crítica social ao representar uma figura do povo indigente a que se associa uma vida difícil ou mesmo uma certa marginalidade. A esta figura de homem velho de barbas grisalhas e desdentado, com a cara vincada pelas rugas e a pele queimada do sol, trajando roupas envelhecidas e chapéu amassado sobre a cabeça, o pintor confere uma grande dignidade que a pose formal e a dimensão da figura na composição acentuam. A paisagem de fundo situa a representação em Vila do Conde, identificada pela presença inconfundível da cúpula da Capela de Nossa Senhora do Socorro, inserida no casario ribeirinho daquela Vila. Esta obra poderá corresponder à que é mencionada na imprensa em 1916, no "Comércio do Porto" de 13 de Maio, como "Tio Francisco", onde é descrito como "um belo tipo de homem de mar, queimado pelo sol e cheio de vigor e robustez (...), retrato impressivo e esplêndido (...)". Uma grande parte das obras apresentadas nesse ano de 1916 foi realizada em Vila do Conde. Esta possibilidade é reforçada pelo facto de, em 1933, ser apresentada em exposição a obra "Tio Francisco" como pertença da colecção que anos mais tarde foi legada ao Museu Nacional de Soares dos Reis e de onde provém esta figura de homem.
Incorporação:
Legado - Legado ao Museu Nacional de Soares dos Reis por Berta Pinto dos Santos Villares.
Origem / Historial:
Integrou a colecção de Alberto Villares. Faz parte do Legado de Berta Pinto dos Santos Villares, feito a favor do Museu Nacional de Soares dos Reis, em 1962: "Deixo e lego ao Museu Nacional de Soares dos Reis, desta cidade, todos os meus quadros a óleo, aguarelas, desenhos, pastas com águas fortes e gravuras, assim como o retrato a óleo do meu marido que, em vida, tanto amou a Arte e a Ciência".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica