MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
436 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Uma lavadeira dos arredores de Paris (estudo)
Datação:
1881 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 41; largura: 32,7;
Descrição:
Figura de mulher voltada de perfil para a esquerda, debruçada sobre uma selha onde lava roupa. A mulher traja saia e avental até aos pés, blusa azul de mangas arregaçadas até ao cotovelo e, um lenço que lhe envolve toda a cabeça. A selha de madeira está assente sobre um tripé do mesmo material e tem uma tábua mergulhada onde a mulher esfrega a roupa. O fundo de paisagem, constituído por arvoredo e vegetação rasteira é interrompido, a meia altura da composição, pelo estendal de roupa. Toda a obra evidencia a execução rápida e a emergência do contacto directo com o motivo: é trabalhada em pinceladas curtas, largas e espessas, numa gama de cores diversa onde se evidencia a limpidez da cor e a vibração da luz sobre o motivo.
Incorporação:
Doação - Oferecida ao Museu pela viúva e filho de António Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Em 1881 a pintura pertencia ao escultor António Soares dos Reis, conforme menção no Catálogo da Exposição Trienal da Academia Portuense, de 1881, onde a obra figura com o n.º 79. É oferecida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, em 1932, pela viúva e filho de António Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica