MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
436 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Uma lavadeira dos arredores de Paris (estudo)
Datação:
1881 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 41; largura: 32,7;
Descrição:
Figura de mulher voltada de perfil para a esquerda, debruçada sobre uma selha onde lava roupa. A mulher traja saia e avental até aos pés, blusa azul de mangas arregaçadas até ao cotovelo e, um lenço que lhe envolve toda a cabeça. A selha de madeira está assente sobre um tripé do mesmo material e tem uma tábua mergulhada onde a mulher esfrega a roupa. O fundo de paisagem, constituído por arvoredo e vegetação rasteira é interrompido, a meia altura da composição, pelo estendal de roupa. Toda a obra evidencia a execução rápida e a emergência do contacto directo com o motivo: é trabalhada em pinceladas curtas, largas e espessas, numa gama de cores diversa onde se evidencia a limpidez da cor e a vibração da luz sobre o motivo.
Incorporação:
Doação - Oferecida ao Museu pela viúva e filho de António Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Em 1881 a pintura pertencia ao escultor António Soares dos Reis, conforme menção no Catálogo da Exposição Trienal da Academia Portuense, de 1881, onde a obra figura com o n.º 79. É oferecida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, em 1932, pela viúva e filho de António Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica