MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, March 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
108 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Esperando o Sucesso
Date / Period:
1882 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 131,5; width: 83,5;
Description:
Figura de rapaz representado em corpo inteiro, sentado, no interior de um atelier de pintor. Veste calção e meia azul esverdeado, colete vermelho sobre camisa branca e casaco verde com manchas acastanhadas. Sobre a farta cabeleira castanha ondulada usa um chapéu preto com fita colorida. Nos pés, as tradicionais "cioce" presas com fitas até acima do tornozelo. A figura domina a composição pela sua dimensão e pelo facto de estar representado em posição frontal e centralizada. O corpo flectido dá a sensação de projecção do tronco e da cabeça para a frente, em direcção ao observador. O braço do lado esquerdo está levantado até à altura do ombro e a respectiva mão posta em frente ao rosto que tapa parcialmente. Na mão do lado direito o rapaz segura um quadrado de papel branco com desenho infantil de figura humana. O fundo do quadro é preenchido, na quase totalidade da metade superior, por uma tela pousada num cavalete onde está esboçada a figura do mesmo modelo, visto de perfil e voltado para o lado esquerdo da composição. A metade inferior tem por base a representação do pavimento do atelier, revestido de placas quadradas de tonalidade ocre. Salientam-se aqui o cavalete, de que só é visível metade da parte inferior, à direita do quadro e, no lado oposto, um contentor de madeira com pincéis, a paleta e a caixa das tintas aberta. A parede de fundo do espaço do atelier, de que só é visível uma nesga estreita à esquerda, é quase toda tapada por um conjunto de telas encostadas umas às outras e à parede. Sobre estas, na área que o pintor destinou à assinatura e data, é perceptível um esboço de figura caricatural associável ao próprio pintor: esta circunstância confere à representação um carácter de auto-representação. Finalmente, um pequeno rectângulo colorido, no canto superior esquerdo, de sentido não decifrável, sugere, pelo cromatismo, a representação de uma paisagem.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origin / History:
Obra realizada em Roma e remetida à Academia Portuense de Belas Artes como prova do 2º ano de pensionato. Integrou a segunda remessa de pensionista do Estado enviada à Academia, como consta no "Relatório" do pensionista, datado de 27 de Fevereiro de 1883. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits