MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
167 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Aldeia de St. Sauves
Date / Period:
1881 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 46; width: 37,8;
Description:
Trecho de casario rural em que o primeiro plano é dominado por um espaço amplo em terra, interrompido à esquerda pela sombra de um edifício, esse ausente da representação. Este espaço, cujo eixo é marcado por uma figura que se dirige para o observador, fecha-se no plano seguinte com um pequeno declive e uma rua. Aí, em planos sucessivamente interrompidos, alternam os edifícios baixos, com os telhados de colmo ou de telha sob a luz branca intensa, e as suas sombras densas projectadas no chão. Além da primeira figura outras cinco se distribuem pela composição em planos mais distanciados, todas imóveis, sentadas nos muros ou de pé a conversar. Ao fundo uma torre de igreja, centrada na composição, projecta-se num dos planos mais distantes cortando o céu branco coberto de nuvens. A torre sineira aqui representada é a da igreja paroquial da aldeia de Saint Sauves d'Auvergne cujas obras de reconstrução haviam terminado poucos anos antes da estadia de Pousão no local.
Incorporation:
Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origin / History:
Pousão permaneceu em Saint Sauves d'Auvergne (na região do Puy de Dôme no Maciço Central) entre 18 de Agosto e 22 de Setembro de 1881. Esta é uma das três pinturas que aí executou e que fizeram parte da primeira remessa de pensionista enviada nesse mesmo ano à Academia Portuense de Belas-Artes. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits