MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
158 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem - St. Sauves
Datação:
1881 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 46; largura: 65,5;
Descrição:
Trecho de paisagem campestre dominado por duas grandes manchas uma de terra e outra de céu, e uma intermédia com casario e montes. A primeira faixa, tratada como se num plano só, quase preenche toda a metade inferior da composição, desenvolve-se em declive que encobre parcialmente o casario baixo. Na faixa intermédia agrupam-se à esquerda edifícios baixos com os telhados escuros e pequenas parcelas de parede branca a receber a luz dourada e baixa do entardecer que todo o jogo de luz e sombras sugere. As nuvens acompanham toda a linha do horizonte reflectindo uma luz fria, mas intensa e vibrante que atravessa toda a composição.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origem / Historial:
Pousão permaneceu em Saint Sauves d'Auvergne (na região do Puy de Dôme no Maciço Central) entre 18 de Agosto e 22 de Setembro de 1881. Esta é uma das três pinturas que aí executou e que fizeram parte da primeira remessa de pensionista enviada nesse mesmo ano à Academia Portuense de Belas-Artes. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

No canto inferior esquerdo: St. Sauves/1881; no canto inferior direito: H. Pousão

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica