MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
158 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem - St. Sauves
Datação:
1881 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 46; largura: 65,5;
Descrição:
Trecho de paisagem campestre dominado por duas grandes manchas uma de terra e outra de céu, e uma intermédia com casario e montes. A primeira faixa, tratada como se num plano só, quase preenche toda a metade inferior da composição, desenvolve-se em declive que encobre parcialmente o casario baixo. Na faixa intermédia agrupam-se à esquerda edifícios baixos com os telhados escuros e pequenas parcelas de parede branca a receber a luz dourada e baixa do entardecer que todo o jogo de luz e sombras sugere. As nuvens acompanham toda a linha do horizonte reflectindo uma luz fria, mas intensa e vibrante que atravessa toda a composição.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu. Proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia de Belas Artes do Porto)
Origem / Historial:
Pousão permaneceu em Saint Sauves d'Auvergne (na região do Puy de Dôme no Maciço Central) entre 18 de Agosto e 22 de Setembro de 1881. Esta é uma das três pinturas que aí executou e que fizeram parte da primeira remessa de pensionista enviada nesse mesmo ano à Academia Portuense de Belas-Artes. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica