MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
65 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Castelo da Foz
Datação:
1909 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 59,7; largura: 86;
Descrição:
Paisagem composta em dois planos principais que se contrapõem, mediados por um plano intermédio banhado de luz. No primeiro plano, do lado esquerdo, está representada uma figura de mulher sentada, de perfil, com uma banca à sua frente e um baú ao lado, pousado no chão. A suposta vendedeira está encostada ao tronco de uma árvore posicionada do lado esquerdo, que se eleva em toda a altura do quadro e deixa visível, na face superior, uma estreita faixa de ramagem; todo o primeiro plano é marcado pela sombra da árvore que se projecta para a direita. Para lá de um plano intermédio tratado em manchas de cores claras banhadas de luz está representado um conjunto arquitectónico rodeado por muralhas. No centro deste aglomerado arquitectónico salienta-se uma cúpula centrada na composição. Numa paleta de cores muito diversas predominam os ocres e terras em contraste com o azul intenso do céu que preenche a metade superior da composição.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Em carta anexa ao "Documento de Despesa" n.º 19 do Museu Municipal, datado de Abril de 1917 (Arquivo Histórico Municipal do Porto - Casa do Infante), consta o seguinte: "A Câmara Municipal do Porto/ Deve/ a Arthur Loureiro/ Pela (compra) de um quadro, intitulado 'Castelo da Foz', que figurou na última exposição realizada no seu atelier, ao Palacio de Christal, em maio de 1916, sob o n.º 59, e que por proposta do digno Vereador Dr. Joaquim Gomes de Macedo, foi adquirido pela (?) Câmara, para o Museu Municipal: visto e conforme/ (assinatura ilegível)/ Esc. 200$00" Obra apresentada nas exposições do artista realizadas no seu atelier do Palácio de Cristal, em Maio de 1909 e em Maio de 1910: vd. Bibliografia - Periódico "O Primeiro de Janeiro". Obra incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica