MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
69 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato de Artur Loureiro
Datação:
1925 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 40; largura: 30;
Descrição:
Busto de homem velho, de cabelo, bigode e barbas brancos. Sobre um fundo neutro de tonalidade escura sobressai o rosto iluminado que abrange a quase totalidade da tela e está representado em posição frontal. Veste camisa castanha sob um casaco em tons de verde e usa óculos de aros dourados, redondos. O charuto que sustenta na boca, à direita, quase todo consumido, é o elemento que contraria a simetria e axialidade rigorosa da representação.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Em Abril de 1929, ao encerrar-se a 27.ª Exposição de quadros de Artur Loureiro no Salão Silva Porto, "por iniciativa do Dr. Abel Salazar, cincoenta admiradores do mestre, ao encerrar-se a sua exposição no Salão Silva Porto, em 1 de Abril de 1929, adquiriram o seu Auto-retrato para o ofertar ao governo português, para este, pelas vias diplomáticas, o ofertar aos artistas, ao povo e ao governo de Itália e o fazer recolher à sala dos auto-retratos do Museu dei Uffizi em Florença." (Vd. Bibliografia "Mestre Arthur Loureiro (...)", Abril, 1929). Em Fevereiro de 1933, um grupo de amigos subscreve um documento dirigido ao Director do Museu Municipal do Porto, propondo-se oferecer o Auto-retrato feito em 1925. (Documento manuscrito e assinado por todos os subscritores - Arquivo MNSR) Obra incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica