MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
100.1 Tex CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Casula / Paramento
Autor:
Desconhecido
Datação:
1750 d.C. - 1800 d.C.
Matéria:
Tecido: fio de seda vermelho; fio metálico dourado. Bordado: lâmina dourada; fio laminado dourado com alma de seda, simples e crespo; canutilho de lâmina e de fio de fieira dourado; cordãozinho; lantejoulas; material de enchimento. Galão: fio laminado dourado, com alma de seda. Forro: fio de seda vermelho.
Suporte:
Lhama de seda vermelha, dourada.
Técnica:
Tecido: lhama Forro: tafetá. Bordado: directo, com diversos pontos de bordado a ouro. Galão e franja: passamanaria.
Dimensões (cm):
altura: 113; largura: 78,5; 43;
Descrição:
Casula periforme, mais recortada na frente, estreitando na zona do peito (para facilitar o movimento dos braços) costas a direito, e arredondada na base. Decote em bico nos dois lados, truncado e mais profundo o da parte da frente. Apresenta exuberante decoração em bordado a ouro sobre lhama de seda vermelha e dourada. A estrutura ornamental desenvolve-se verticalmente de modo a preencher profusamente todo o campo, num traçado simétrico constituído por motivos vegetalistas, estilizados, numa grande variedade de flores e folhas, envolvidas por elaborados enrolamentos. Marcando o eixo central, à frente e atrás, os sebastos: em forma de cruz na frente e em pilar nas costas. Na frente, a parte superior do sebasto ostenta uma cesta de onde saem espigas de trigo e ramos com cachos de uvas, numa alusão à simbologia eucarística. Um galão dourado, de passamanaria, com um motivo vegetalista, num esquema repetitivo, define os sebastos e remata todo o contorno da peça. O forro é em tafetá de seda, vermelho.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 / 41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Previamente, em1938 /39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, sem indicação de proveniência. Não consta de nenhum inventário parcial da colecção da Câmara Municipal do Porto.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica