MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
135 Vid CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Frasqueira de viagem
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Boémia
Centro de Fabrico:
Boémia
Datação:
1780 d.C. - 1800 d.C.
Matéria:
Madeira de carvalho; ferro; papel; tecido, cânhamo e sarapilheira; vidro transparente.
Técnica:
Vidro lapidado e dourado
Dimensões (cm):
altura: 22,3; largura: 33,8; profundidade: 22,5;
Descrição:
Caixa de madeira de formato rectangular, ferragens em ferro (escudete de fechadura, reforços no exterior dos ângulos e pegas laterais). Interior compartimentado e forrado em papel estampado de cores vermelho, azul e ocre. No interior da tampa tem uma pequena almofada de estopa forrada a sarapilheira. Contem 12 frascos de vidro transparente lapidado, com decoração a ouro, de duas diferentes dimensões: 6 grandes dispostos lateralmente e 6 pequenos dispostos ao centro. Os frascos são de formato rectangular, lisos e de colo abaúlado, com ornatos florais dourados e laçarias gravados à volta do mesmo, delimitados por um ornato estilizado, igualmente dourado. Bojo liso, sem decoração. Tampas em forma de bola.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação realizadas por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A.A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários. Esta peça foi descrita no Inventário de "Vidros e Crystaes", com o n.º 211 "uma frasqueira, com 12 frascos, lapidados, doirados, de Boémia". As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica