MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
328 Cer MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Prato
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Oficina / Fabricante:
Real Fábrica de Coina (?)
Datação:
1719 d.C. - 1747 d.C.
Matéria:
Vidro transparente
Técnica:
Vidro gravado
Dimensões (cm):
espessura: 0,7; diâmetro: 22,3;
Descrição:
Prato de vidro transparente gravado. A ornamentação, de desenho elaborado, é disposta na aba: inferiormente, finos ramos de videira com cachos de uvas e superiormente, as armas reais gravadas ao centro, que dividem a seguinte inscrição: VIVA / IOANNES V. No bordo do prato apresenta um friso de ornatos triangulares.
Incorporação:
Compra - Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública.
Origem / Historial:
Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública. Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948. No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto" a peça com o número 73 é descrita como "Prato de vidro lapidado e gravado com as armas de Portugal e a inscrição "Viva Joannes V"."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica