MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
492 Cer MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Terrina
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Darque - Viana do Castelo
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Viana
Datação:
1775 d.C. - 1820 d.C.
Matéria:
Faiança
Técnica:
Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a vinoso, amarelo e verde
Dimensões (cm):
altura: 29,5; largura: 28,5; comprimento: 45,9;
Descrição:
Terrina oval, com o bojo saliente moldado em gomos largos, com estrangulamento na zona inferior, formando dois registos, pequeno colo convexo e bordo saliente, virado para o exterior e com duas caneluras, base oval moldada em gomos largos também e com pé estrangulado na ligação ao bojo. Tampa de encaixe oval, em calote rebaixada com dois registos, aba saliente com caneluras e pega em forma de grande limão em relevo, tal como as asas que assentam na parte superior do bojo. Faiança com esmalte branco e decoração pintada a vinoso, amarelo e verde. De cada lado do bojo e da tampa, paisagens de cariz oriental com rochedo central sobre o qual se ergue uma casa, saindo outra por trás da base, rodeado de folhagem a vinoso. No colo, de cada lado, por cima da paisagem, no registo inferior do bojo e na tampa, pequenos ramos alongados de folhagem a vinoso. Limões das asas e pega da tampa amarelos com folhagem a verde.
Incorporação:
Outro - Cedência da Direcção-Geral da Fazenda Pública
Origem / Historial:
Esta peça pertencia à colecção Alfredo Queirós, de Viana do Castelo, adquirida pelo Estado à viúva Margarida Pinto de Araújo Correia de Magalhães Queirós, em 1953, uma vez consultado o Dr. Vasco Valente, tendo sido o catálogo elaborado por Augusto Cardoso Pinto. Foi cedida em 1955 pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica