Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
47 Mob MNSR
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1800 d.C. - 1805 d.C. - Estilo Neoclássico
Matéria:
Madeira (mogno, castanho e casquinha); pedra (mármore); espelho; óleo /tela.
Técnica:
Madeira entalhada e dourada
Dimensões (cm):
altura: 88; largura: 130; profundidade: 61,8;
Descrição:
Consola rectangular, tampo em mármore negro, encimada por espelho em talha dourada. O espelho assenta sobre uma base ou fundo da consola.
De linguagem néoclassica, todo o conjunto é profusamente ornamentado. A cintura rectangular, em talha vazada rendilhada, forma motivos ovalados. Pendem grinaldas com pequenas flores, com volume e dispostos em simetria, Ao centro apresenta um mascarão feminino. Nos quatro cantos remata com rosáceas. As pernas são formadas por vários elementos decorativos que se sucedem: pinhas (remate dos pés), caneluras, pérolas, fitas entrecruzadas, panejamenntos pendentes.
O espelho, de grande altura, é ladeado po uma dupla modura com festões de folhagens entrecruzadas, cruzadas por anéis de flores. Quatro pequenas pinturas, em óleo sobre tela, de forma elítpica e dispostas simetricamente, interrompem o motivo ornamental do espelho.
As cenas representam figuras femininas dançando (bacantes) ou sentadas sobre fundo de paisagem com figuras infantis. O remate do espelho, de carácter escultórico, apresenta vários trofés encimados por coroa de louros: troféu do amor com os dois pombos, o macho de asas abertas segurando no bico um ramo, troféu da música, representada pela pandeireta e o trompete, e ainda o troféu de caça, com a aljjava com setas e o facho aceso.
O tremó faz parte de um um conjunto de mobiliário composto por um par de tremós e três consolas, e integra-se no projecto num projecto de decoração global da sala, coordenado com estuques de tecto e pintura de ornato.
Foi incorporado na classificação de "Edifício de Interesse Público" do Palácio do Carrancas, e considerado como parte integrante da sua decoração arquitectónica.
Incorporação:
Compra - Integrado pelo Dec.º n.º 27878 de 21 de Julho de 1937 que incorporou no Património do Estado o edifício do Palácio dos Carrancas para nele ser instalado o Museu Nacional de Soares dos Reis.