MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
516 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Arrancada
Datação:
1928 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 60,5; largura: 90,5;
Descrição:
Paisagem campestre com amplo caminho de terra que traça uma faixa oblíqua, da esquerda para a direita, em sentido ascendente, a partir do canto inferior da composição até sensivelmente a meio do lado oposto. Neste espaço de cor terrosa estão representadas duas juntas de bois em pleno esforço a puxar uma enorme pedra assente numa plataforma. À frente de cada parelha está um homem que incita os animais e os ajuda no esforço de içar o pedregulho. A diagonal marcada por esta representação principal é contrastada pelo maciço verde da vegetação que preenche todo o canto superior esquerdo. A quarta parte superior direita é preenchida pelos montes longínquos de tonalidades róseas esbatidas e pela mancha azul do céu.
Incorporação:
Legado - Legado Maria Rizzo Terra
Origem / Historial:
Maria Rizzo Terra lega ao Museu Nacional de Soares dos Reis os quadros da sua colecção, conforme o disposto no seu testamento datado de 13 de Outubro de 1942. Ao “Auto de Entrega”, lavrado em 18 de Fevereiro de 1943, está anexada a lista de 55 quadros de autores portugueses. Em 1928, conforme consta no catálogo da Exposição de Quadros de Acácio Lino, a obra pertencia à Sra. Dona Maria Terra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica