MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
13 Pin CMP (DHL)/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Costume de Campanha Romana (cabeça)
Datação:
1877 d.C. - 1878 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 22; largura: 16;
Descrição:
Busto de uma jovem envergando traje típico italiano. Sobre um fundo claro e luminoso está representada a figura feminina voltada três quartos para a esquerda e o olhar no mesmo sentido. Sobre a cabeça tem um lenço bege que tapa parcialmente o cabelo escuro que pousa sobre os ombros. Veste camisa branca de decote redondo e, sobre os ombros, um lenço garrido de cores fortes. Usa ainda os tradicionais adereços dos trajes italianos, os brincos e o colar de contas. Salienta-se ainda o tratamento do rosto, característico na representação dos modelos italianos, pelo acentuado da tez morena. Este modelo parece ser o mesmo que o pintor utilizou em "A Tigela Partida", obra realizada em Itália e remetida à Academia Portuense de Belas Artes como prova de pensionista (Inv. 116 Pin MNSR).
Incorporação:
Deposito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Segundo Raquel Henriques da Silva, este quadro terá sido comprado pelo rei D. Fernando II na Exposição de 1881. Posteriormente leiloado, em 1892, passou a pertencer à colecção do Dr. Ayres de Campos (Conde do Ameal). Em 1921, no leilão da colecção dos Condes do Ameal, foi adquirido por Honório de Lima. Integra a Doação Honório de Lima (DHL), feita a favor da Câmara Municipal do Porto em 1941: Elisa Adelaide Bessa Lima, viúva de Eduardo Honório de Lima, em cumprimento da disposição do marido, celebrou, com a Câmara Municipal do Porto, a 17 de Maio de 1941, escritura de doação de 21 quadros da autoria de Silva Porto. Serve de auto de recepção dos 21 trabalhos de pintura e desenho no Museu Nacional de Soares dos Reis a carta dirigida à doadora, D. Elisa Adelaide B. C. Lima, assinada pelo director do MNSR, Dr. Vasco Valente, datada de 19 de Maio de 1941. O conjunto de 21 obras que constitui a Doação Honório de Lima ficou associada ao Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica