MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 27 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
772 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Camponesa da Madalena (Gaia)
Datação:
1847 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 36; largura: 29;
Descrição:
Figura feminina representada de corpo inteiro, de pé, virada 3/4 para o lado direito, com o braço esquerdo apoiado sobre uma canastra que está pousada num muro e o braço direito sobre a anca. Enverga saia preta rodada segura com faixa na cintura e debruada de vermelho junto à baínha, blusa branca de mangas arregaçadas, corpete vermelho e lenço cruzado sobre o peito; na cabeça, lenço e chapéu de abas largas. Além de um muro feito de grandes blocos de pedra que atravessa a composição e onde a figura está apoiada, a paisagem rural envolvente é constituída por vegetação, casario (num plano inferior), uma sucessão de montes e um amplo céu de nuvens luminosas.
Incorporação:
Depositado pela Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Segundo Pedro Vitorino (Vd. Bibliografia), esta obra terá sido executada logo após o regresso de Roquemont ao Porto, em 1847. Segundo Júlio Brandão, em 1929 pertencia a Helena Brederode Woodhouse Passos (Vd. Bibliografia). Adquirido pela Câmara Municipal do Porto a Helena B. Woodhouse Passos, em 10 de Fevereiro de 1939, por 2.500$00. Incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica