MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
772 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Camponesa da Madalena (Gaia)
Datação:
1847 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 36; largura: 29;
Descrição:
Figura feminina representada de corpo inteiro, de pé, virada 3/4 para o lado direito, com o braço esquerdo apoiado sobre uma canastra que está pousada num muro e o braço direito sobre a anca. Enverga saia preta rodada segura com faixa na cintura e debruada de vermelho junto à baínha, blusa branca de mangas arregaçadas, corpete vermelho e lenço cruzado sobre o peito; na cabeça, lenço e chapéu de abas largas. Além de um muro feito de grandes blocos de pedra que atravessa a composição e onde a figura está apoiada, a paisagem rural envolvente é constituída por vegetação, casario (num plano inferior), uma sucessão de montes e um amplo céu de nuvens luminosas.
Incorporação:
Depositado pela Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Segundo Pedro Vitorino (Vd. Bibliografia), esta obra terá sido executada logo após o regresso de Roquemont ao Porto, em 1847. Segundo Júlio Brandão, em 1929 pertencia a Helena Brederode Woodhouse Passos (Vd. Bibliografia). Adquirido pela Câmara Municipal do Porto a Helena B. Woodhouse Passos, em 10 de Fevereiro de 1939, por 2.500$00. Incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica