MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, December 07, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
647 Pin CMP/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de Ricardo Clamouse Brown
Date / Period:
1851 A.D
Holder:
Papel colado em tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 35,5; width: 25,5;
Description:
Retrato de Ricardo Clamouse Brown representado de corpo inteiro, sentado, de perna cruzada, em posição frontal e ligeiramente reclinado para trás. Apoia o braço esquerdo numa mesa tendo a respectiva mão encostada ao rosto e o braço direito apoiado no braço da cadeira. Traja casaca e calça pretas que contrastam com a camisa e colete branco e segura na mão direita chapéu alto e luvas. O enquadramento do retrato, um espaço interior de habitação particular, revela-nos aspectos da vivência do personagem: uma sala limitada à esquerda por uma coluna que acompanha quase toda a face esquerda do limite do quadro; numa parede de fundo, iluminada pelo lado esquerdo (por trás da coluna), está suspenso um quadro que parece ser um desenho ou gravura; junto ao retratado, parcialmente visíveis e à direita da composição, uma mesa sobre a qual está pousado um livro, e um baú com a tampa aberta de onde saem rolos de papel; completa o mobiliário a cadeira de braços onde Ricardo Browne está sentado. Esta obra tem a particularidade de ser feita em pinceladas rápidas, mais largas e visíveis do que é habitual em outros retratos realizados pelo pintor, conferindo a este um carácter de estudo preparatório para uma obra futura.
Incorporation:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origin / History:
Obra adquirida pelo Museu Municipal a António José da Costa, em 1890. O mesmo informou que a obra lhe tinha sido oferecida por um amigo, o Sr. Sousa Fernandes (fotógrafo), não lhe conhecendo outra origem. (Livro de Próprias n.º 3 do Museu Municipal - of.º 33 e 34b). A obra foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits